Cia Teatral


     A Curumins Cia Teatral é uma sociedade civil sem fim lucrativos criada em 1994 para a pesquisa da cultura popular nas suas mais variadas formas de linguagem, acumulando grande experiência e agregando profissionais capazes de executar projetos e interagir com as comunidades contempladas. A companhia atua divertindo, formando e educando pessoas de todas as idades.
     Localizada desde sua criação no bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande/MS, busca a descoberta de novos talentos oferecendo aulas de teatro que priorizam a formação de moradores da localidade ou de suas adjacências. Procura manter relação direta e constante com sua comunidade através da realização de oficinas e palestras ministradas por profissionais de diversas áreas e da apresentação de seus espetáculos em escolas. Os projetos culturais, educacionais e sociais são apoiados e prestigiados pela população campo-grandense e, assim sendo, a companhia deseja retribuir e reverter sua gratidão no fortalecimento de seu elo com a sociedade através da arte, da cultura, da educação e da cidadania.
     A Curumins já participou de projetos e festivais como “SESC encena”, “Circulando Artenas Escolas”, “4º Festival de Inverno de Bonito” e “Festival de Culturas Populares” (2009). Também encenou peças de repercussão no cenário cultural do estado como “Cecília”, “Na Casa da Vó Calu”, “Margarida, Cravo e Rosa” (pelos quais já recebeu premiações), “A Rica Avarenta”, “Os Lobatianos”, “A Bruxinha que era Boa”, “Viver e Amar” e “A História Encantada”.
     O teatro institucional também passou a ser explorado pela Cia Curumins, utilizado como ferramenta de educação e como um alerta sobre o risco que várias doenças podem representar à vida. Entre outros, alguns dos temas de espetáculos já criados são:
  • Tabagismo - Espetáculo "A História do Arizona";
  • Câncer de Mama – Espetáculo “Margarida, Cravo e Rosa” no Projeto “Toque de Vida” em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e com o Instituto Avon em “Um Beijo pela Vida”;
  • Hanseníase - Espetáculo "Filho de Maria";
  • Tuberculose - Espetáculo "De Bar e Bar";
  • DST/AIDS - Espetáculo "E Agora, HIV?";
  • Dengue - Espetáculo "O Mosquito Preto e Branco";
  • Humanização no Parto - Espetáculo "Amigos da Mãe";
  • LER/DORT - Espetáculo "Doutor Sinistro";
  • Meio Ambiente - Espetáculo "Mingau Verde";
  • Programas de Estratégia da Família – Espetáculo "Lar Doce Lar";
  • Programas de Saúde para Empresas – Espetáculo “Bom Mesmo é ser Feliz”
     E foi para dar continuidade em seu trabalho e para ampliar sua capacidade que a Cia Teatral Curumins cedeu seu espaço para o Ponto de Cultura Curumins na Mata, que é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as demais ações do Programa Cultura Viva. É uma das iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades.
 
;